Meu querido blog: por uma blogsfera onde mais pessoas bloguem do jeito delas,mesmo que haja gifs escândalosos e um layout totalmente amador


Oi aqui quem fala é a Marcela,hoje pela tarde estava conversando com a Elen e me veio na mente um projeto (que a Elen sugeriu que poderia virar campanha) onde incentivássemos a blogagem de forma natural e espontânea,algo que faz falta na blogsfera de hoje.Não entendeu?Calma que eu vou explicar...

Muitas colegas  e amigas blogueiras cobram de si um determinado parâmetro de qualidade em seus blogs,pois de uns cinco/seis anos pra cá o que antes eram nossos diários virtuais e/ou arquivo virtual das coisas que gostávamos,virou negócio rentável e até motivo para estrelato.E não é bem assim que a coisa funciona,no meu ponto de vista perdeu um pouco a naturalidade e até a personalidade de postar  o que bem entender,seguindo assim aquela receita de postagens com categorias marcadas,com uma ordem cíclica e metódica,religiosamente seguida por muitas.
Como entrei nesse meio?

Comecei a blogar em 2001 em parceria de uma amiga,tínhamos um blog no hpg que se chamava "Malucas Home Page",lá postávamos de tudo,desenhos que fazíamos,poemas,cartas de amor,coisas sobre desenhos animados como Sailor Moon,tudo que uma garota de 13/14 anos na época gostava.Depois fiz um blog no Blogger.com.br com a minha amiga Nádia onde falávamos sobre os Cavaleiros do Zodíaco e vídeo-game,depois segui carreira solo.

Migrei para o zip.net e depois para o blig,logo fui para o flogão/fotolog onde eu fazia as mesmas coisas,escrevia poemas e histórias que eu mesma criava e eu amava!Foi assim até 2007,quando eu vi que o mundo virtual estava mais para ego do que para amigos.Meus blogs eram repletos de gifs que piscavam,player que tocava midi das minhas músicas favoritas, e eu era bem feliz assim..


 







 


  

Combo de dolls em arquivo gif + imagens macabras com montagens super "elaboradas",algumas dessas imagens eu ainda tenho em cd.
Fiz muitas amizades nas quais eu me correspondia por cartas,uma dessas amizades veio passar o feriado comigo e ficou cinco dias na minha casa,algumas pessoas conheci pessoalmente e até o meu primeiro amor (não platônico) conheci nessa época,pura e simplesmente por escrever o que eu gostava e me mostrar como eu realmente era.

Antigamente não tinha um mundarel de blogs que forneciam templates grátis,e  os mais pops:Templates By Marina e Templates by Maximus ,eram algo muitíssimo disputado e achar um do seu tema favorito era uma dureza.E quem não se lembra das Candy Dolls?Quando saiu todo mundo queria colocar essas coisas nos blogs,fora que embelezar o titulo com pontos quase "regra"!

...:::: Blog da Vampira Scarlathe :::...
 Foto com câmera em alta resolução era luxo,era sempre foto de webcam,foto scaneada,foto com câmera (aquelas que colocava disquete) emprestada da amiga,ou foto roubada das amigas mesmo.Para embelezar as coisas fazíamos montagens simples,com aqueles programas que vinham na própria webcam, fora que alguns desses sites de templates citados disponibilizavam as dolls,plaquinhas com frases e/ou nomes do seu artista favorito ou na versão trevosa ou patty.Ter um template com as nossas fotos no topo então,era uma coisa muito exclusiva!















Quanto mais disso na barra lateral,melhor
 O mais importante para eu e grande parte dos jovens que blogavam,era escrever as coisas para si mesmo,para depois ler e reler e rir (ou até morrer de vergonha) e não esperávamos pessoas comentando nas postagens, isso era consequência e sempre tinha alguém com algo em comum conosco para compartilhar.Ninguém ligava se escrevíamos de forma errada ou com aquelas firulas na escrita (Oi vOcê eStá aÍ?¿ ),não ligávamos para a quantidade de imagens nas postagens,se tinha gifs de mais,se as montagens eram toscas e a qualidade da foto péssima,fazíamos daquilo nosso mundo e registrávamos on-line.

Isso de longe é um projeto, mas sim  uma campanha para incentivar a blogagem sem regras e métodos!Que postem o que bem achar e não se cobrem  tanto, no que diz respeito a qualidade de  imagem,faça com gosto apenas!Falo isso para eu mesma,por isso que deixo a postagem aqui registrada no B-S/A,para que de forma homeopática começamos a fazer e nos desprendermos dos moldes que a blogsfera se encontra hoje!E se você não viveu esses anos loucos de brilhos e imagens que pulavam na sua tela,não se acanhe inspire-se, quem sabe assim a coisa toda não fluí de forma mais natural e gostosa!

Está dado o recado!



Se quiser fazer uma postagem contando sua experiência pessoal,fique a vontade  todas nós teremos o prazer de saber como foi!






0 comentários:

Postar um comentário